quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Halloween - Analise Cristã



"E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [2 Coríntios 6:15-18].


Histórico

No dia 31 de Outubro,  se comemora o Halloween na véspera do feriado de Todos os Santos, a festividade e comemorada em vários países, tendo como o Estados Unidos, seu principal destaque, a história nos conta que essa festividade tem origem na Irlanda e foi trazida para a América por imigrantes Irlandeses na Irlanda o nome da festa originalmente é chamado de Samhaim (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos celtas. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas.


Onde eles crêem que que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.


Celtic observation of Samhain
Na verdade o Samahin é um tipo de culto aos mortos,  esta crença se popularizou no século XIX. Segundo o relato antigos o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe (Deuses da mitologia Irlandesa) deixava antever o outro mundo. A fé no finado, o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisíveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Mundo dos espíritos  e o mundo real desaparecia. 

Hoje ainda é comemorado e sobreviveu à cristianização através do halloween ou dia das bruxas, onde as crianças pedindo doces representam os sidhs (pequenas fadas ou duendes) que passavam do outro mundo para este nesta noite, recolhendo doces , brinquedos para as almas dos mortos que estão em outro plano ou dimensão.

Os praticantes de diversas religiões inclusive neopagãs celebram-no, como por exemplo, o Druidismo e o Satanismo. 

No Brasil

No Brasil não é diferente. Sendo dentro de casa ou em matas fechadas, onde segundo relatos dos neopagãos e druidas no dia  1º de maio pode-se notar a aura de Samhain rodando a noite, convidando para dançarem junto a fogueira.

Ritual Wicca: Samhain ou Halloween

No satanismo este é o sabá mais sagrado e poderoso de todos. O sumo sacerdote de satã em uma reunião secreta inicia seu reinado pelos próximos seis meses. Durante a cerimônia, ele vestirá uma coroa em uma cerimônia conhecida como "Fazer Descer o Sol". O deus chifrudo habitará nele fisicamente [possessão demoníaca]. Os satanistas crêem que, durante este dia, a distância que separa o mundo material do mundo dos espíritos está bem reduzida, de forma que é o dia mais propício para contactar alguém do outro mundo e também para utilizar os poderes do ocultismo. O grande deus chifrudo é um símbolo do próprio Satanás. Halloween é simplesmente e somente a glorificação de Satanás.

E possível hoje encontrar vários grupos que praticam magia, se preparando para encontro e festas e rituais para este dia. 

A inflência do Halloween na sociedade brasileira vem aumentando, lembro-me que era apenas cursinhos de inglês que o comemoravam, agora nas escolas a data ensinada que nada tem haver com a cultura brasileira.

Comércio

E comércio comemora no Estados Unidos a comemoração só perde para o natal e páscoa em termos de vendas. Máscaras de terror, fantasias, fitas de áudio com mensagens tenebrosas, decorações, e, é claro, os doces, são o que mais se vende nessa época do ano. As lojas que se especializam em itens de Halloween estão faturando alto com a crescente popularidade comercial do feriado.

No comercio brasileiro, esta manhã recebi uma propaganda da Sadia, oferecendo-me seus produtos para que eu comemore a data com a minha família e também vi uma matéria da Rede Bandeirante falando do comercio brasileiro nesta época do ano. Abaixo o link com a matéria.


Igrejas

Além disso a mídia e os artistas brasileiro estão desde já fazendo suas comemorações do halloween, a artista Sabrina Sato apareceu como destaque num baile destes por ai, um hotel famoso de São Paulo terá buffet  temático, na onda varias famílias e amigos estarão fazendo as suas comemorações conforme fotos abaixo o que pode ser confirmado simplesmente por um passeio pelas rede sociais de seus amigos. 


E na igreja será que ela já comemora a data, os católicos em  Em 837 d.C., o papa Gregório IV introduziu a festa de “Todos os Santos” no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1 de novembro. Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".


Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro. Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!. 

O coordenador do Halleluwin, pastor Oswaldo Areias, diz que há quatro anos a programação faz do tema Halloween uma oportunidade para evangelizar os jovens, que este ano acontece na quadra de escola de samba em Duque de Caxias

Hoje até algumas das igrejas estão indo pelo mesmo caminho, principalmente os neo pentecostais e os pseudo pentecostais fazem algum tipo de festa temática entre os adolescente e jovens  até um grupo de cristãos canadense querem trocar o Halloween por “JesusWeen”, o  Projeto Vida Nova em Irajá, na cidade do Rio de Janeiro, viram no Halloween uma oportunidade de evangelizar os jovens. Pesquisando e conhecendo melhor essa festa temática, eles desenvolveram há quatro anos o Halleluwin e do mesmo jeito que muitas transformaram  a Festa Junina em Festa Jesuína e  vejo que com o aumento da apostasia o halloween será também introduzido em varias igrejas.

Com versículos bíblicos e chamadas cristãs, os enfeites e as fantasias da festa do Projeto Vida Nova de Irajá, no Rio, mostram uma proposta diferente no dia

Mais os cristão verdadeiros diante desta festividade qual a nossa posição?

     1 -    Divulgar a verdade sobre o halloween 

E importante conhecer a historia e a origem e os fatos atuais sobre o tema, não é simplesmente disser que é do diabo e o crente não deve tomar parte, alertando assim o povo de Deus, quanto ao perigo de cultuar os mortos.

      2-     Orar e interceder para anular os poderes das trevas

Seria excelente nesse dia fazerem uma vigília, pois muitos praticantes de magia,  neste dia estão oferecendo, durante os rituais de bruxaria, alimentos (bolos de almas) que estão na tradição por dois motivos: um é o de compartilhar, e o outro permitir que eles retirem a energia vital, a substância etérea do alimento’’. O texto do site continua, de forma bastante esclarecedora: ‘’Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc’’. 

O pesquisador americano Texe Marrs, especializado em Nova Era, afirma sobre o Halloween: ‘’Nossa pesquisa confirma que, nessa noite, as bruxas se encontram, bebem, dançam, lançam maldições e feitiços, invocam espíritos, participam de orgias sexuais e oferecem sacrifícios de animais e pessoas’’. Ele prossegue: ‘’Na semana anterior ao Halloween, crianças serão sequestradas por bruxas e se tornarão estatísticas como ‘desaparecidas’.’’
Para Jack Roper, pesquisador de ocultismo do Serviço Cristão de Informação e Pesquisa de Apologética (Caris) dos EUA, ‘’o Halloween é o período do ano em que há a maior taxa de crimes ligados a rituais satânicos’’. 

Até o aborto, mais representa o aborto? É sabido por relatos de enfermeiras que se converteram, de livros, e outras fontes, que feto humano tem valor especial em clínicas clandestinas de aborto e em maternidades, mas, como o controle é maior, e a demanda é grande, (pois nunca sacrificou-se tanto como nestes últimos dias, Satanás está cada vez mais sedento de sangue humano, especialmente de fetos e de crianças), às clínicas de aborto, caso sejam legalizadas, teriam um  movimento extra ordinário e poderiam fornecer quantidade suficiente de fetos as seitas satânicas; Mas, o sacrifício no ventre materno, por si só já oferece o que o inimigo deseja. Caso seja legalizado, o aborto seria a institucionalização dos sacrifícios a moloque

Eles estarão invocado  demônios para agirem na vidas de pessoas, na políticas e muitos estarão cultuando a manifestação do anti-cristo.


        3 - Evangelizar principalmente as crianças, adolescentes e jovens

Pois são os alvos mais atingidos pela mídia, exemplos filmes, desenhos e seriados de duendes, fadas e bruxos, exemplos harry potter, os feiticeiros de waverly place e todos os desenhos que vão trazer o tema em seus epsodios.

Conclusão
Mesmo que você não tenha experiência nem conhecimento sobre o mundo espiritual e invisível, ele é realidade. Agora mesmo, neste exato momento existem seres espirituais ao seu lado tentando exercer influência sobre sua vida, sua família, trabalho, amizade.

O interessante é que, mesmo você não tendo conhecimento desta realidade, existe um Deus que te ama e protege destes seres que visam sua destruição. O fato de não conseguirmos vislumbrar o mundo espiritual não significa, todavia que ele não seja real. Alias, ele é até mais amplo e intenso do que o mundo físico que podemos notar pelos nossos sentidos.

Deus tem um plano para sua vida e isto inclui não ser dominado pela ignorância que é a arma utilizada pelo inimigo dos homens e de Deus. Quero ressaltar que dos três poderes que atuam no mundo, a saber, o poder de Deus, do homem e o de Satanás, o homem é o mais vulnerável. Porém, tendo se achegado a Deus através de Jesus, que é fato O que detém todo poder, o homem não terá adversário a altura.

Fontes:



Indico a Leitura
 

Livros 









 

Um comentário:

Recomendamos